A apresentação oficial do Plano Municipal de Segurança Pública de Camaçari, durante reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP) nesta quinta-feira (20), representa um avanço para o fortalecimento da segurança no município. O vereador Dilson Magalhães (PP), que esteve diretamente envolvido nesse processo enquanto relator da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara, celebrou a entrega e reforçou a importância da participação de diversos setores na construção do plano.
“Fico muito feliz em ver esse plano consolidado, resultado de um trabalho coletivo que envolveu diferentes instituições e esferas de governo. Como vereador, tive a honra de contribuir para esse processo ao ser relator da comissão que realizou uma audiência pública para debater este tema na Câmara, ouvindo especialistas, autoridades e a sociedade civil. Agora, com a entrega do plano, temos um grande avanço para a segurança de Camaçari”, afirmou Dilson.
O vereador lembrou que a audiência pública realizada em 11 de junho de 2024 foi um momento fundamental para discutir diretrizes estratégicas do plano, como a proposta de implantação de um núcleo avançado do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Essa iniciativa visa fortalecer o combate ao tráfico de drogas e a violência na cidade e em toda a região.
Com a entrega do plano, Dilson reforça que a prioridade agora é garantir sua implementação. “Esse é um passo essencial para a segurança da nossa cidade e tenho certeza de que Camaçari está no caminho certo. Seguiremos acompanhando para que as ações propostas sejam colocadas em prática e tragam resultados concretos para a população”, concluiu. O plano teve origem em reuniões do CISP, coordenado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e liderado pelo município de Camaçari.
Foto: Taiz Souza