O Ministério Público da Bahia, com o objetivo de evitar problemas durante o Carnaval de 2025, emitiu uma recomendação para órgãos públicos e privados, orientando o cumprimento da instrução técnica n° 46/2024 do Corpo de Bombeiros, que estabelece o limite máximo de pessoas nos trios elétricos, com a finalidade de evitar a superlotação.
A recomendação foi assinada pelo promotor Pablo Almeida, que também solicitou informações sobre como será realizada a fiscalização para garantir o cumprimento da instrução e assegurar a segurança dos foliões. A solicitação abrange a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), além de produtoras, blocos e outras entidades carnavalescas.
Durante uma reunião promovida pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ministério Público da Bahia na terça-feira (21), o promotor esclareceu detalhes da recomendação. O encontro contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, das entidades carnavalescas e das autoridades municipais e estaduais. Outros temas relacionados à segurança de camarotes e trios também foram discutidos, com o objetivo de garantir uma festa segura e bem organizada para todos os participantes.
Foto: Divulgação/Alberto Maraux