Em 2024, a carteira de crédito no país avançou puxada pelo fornecimento de crédito para pessoas físicas, que deverá registrar alta de 11,9%. O mês de dezembro deve registar alta de 1,7%, resultando em um saldo total de crescimento de 10,8% no ano passado.
Para este ano, porém, a previsão é de crescimento menor, aponta a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Os dados são da pesquisa especial de crédito da Febraban, divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central.
Segundo a entidade, o crédito para pessoas físicas “tendo sido um importante canal para o consumo das famílias, com destaque para linhas de veículos e de crédito pessoal”.
De acordo com a Federação, as projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam, a depender da carteira de crédito, de 42% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A divulgação da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito será feita pelo Banco Central em 27 de janeiro.
Foto: Dreamstime/Reprodução