terça, 07 de janeiro de 2025
Euro 6.3131 Dólar 6.1026

BRUNO REIS CRIA NOVA SECRETARIA E AMPLIA ATRIBUIÇÕES DA SEMUR EM SALVADOR

João Paulo - 04/01/2025 13:00 - Atualizado 06/01/2025

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou mudanças significativas na estrutura administrativa da cidade com a publicação de um decreto nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial do Município. A reorganização envolve a criação de uma nova secretaria e a ampliação das atribuições de outras pastas estratégicas. Uma das principais novidades é a criação da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB). Com a missão de promover serviços à população, integrar o Poder Executivo ao público e coordenar políticas de descentralização administrativa, a nova secretaria assume funções antes desempenhadas pela Secretaria de Governo (Segov). A partir de agora, a Segov, comandada por Cacá Leão (PP), terá como foco exclusivo a articulação com o Poder Legislativo Municipal.

Outra mudança relevante é a ampliação do escopo da Secretaria Municipal de Reparação (Semur). Criada para desenvolver políticas públicas voltadas para a população negra da capital baiana, a Semur passa a incluir também ações destinadas à comunidade LGBTQIAPN+. Essa ampliação ocorre em um momento de transição no comando da pasta, com a saída da atual titular, Ivete Sacramento, prevista para este ano. A advogada Isaura Genoveva foi anunciada como substituta. Além das mudanças de atribuições, a estrutura da Semur foi reforçada com a criação de quatro novos cargos: dois Diretores-Gerais (Grau 5) e dois Gerentes IV (Grau 57). Outras áreas da administração municipal também ganharam novos postos. A Procuradoria-Geral contará com um Chefe de Representação (Grau 64), enquanto a Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) adicionou um Diretor Técnico (Grau 57), dois Gerentes III (Grau 56) e quatro Coordenadores (Grau 55).

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), vai promover mudanças no comando da Guarda Civil Municipal (GCM) como parte da reforma administrativa anunciada para este início de novo mandato. O Coronel Sturaro, que foi comandante da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, aparece como o principal cotado para assumir a Diretoria Geral do órgão. Segundo o Política Livre, outro nome cotado para a vaga é o guarda municipal João Gomes Neto. Ele, inclusive, integra o Grupo de Trabalho que elabora o Plano Municipal de Segurança de Salvador. Atuar mais na crise de segurança pública de Salvador foi uma das principais promessas de Bruno na campanha de 2024.

Foto: Divulgação/Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.