Por: Luiz Souza
Uma declaração do governador Rui Costa, durante o Programa Papo Correria, veiculado nas redes sociais do executivo estadual, causou verdadeiro frisson dentre os aprovados no concurso da educação, homologado no último dia 19. Em resposta a um internauta, que perguntou acerca do assunto, o governador informou que as convocações começariam ainda em junho, até o final do mês. O tema veio novamente à tona em sessões posteriores do programa, quando o perfil “Educação Bahia”, vinculado ao governo baiano, deu, novamente, conta da informação: “A convocação do concurso público da educação será iniciada ainda neste mês de junho”. Os aprovados no certame, agregados nas redes sociais, creem que o dia D do início das convocações seja precisamente amanhã (30) e aguardarão ansiosamente o Diário Oficial do sábado, divulgado de madrugada.
O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE). Do total de vagas, 30% são reservadas para negros e 5% para pessoas com deficiência. O último concurso foi realizado no período 2010/2011, por isso a expectativa.
Em nota enviada à redação do Bahia Econômica, a Secretaria da Educação (SEE/Ba) informou que, considerando a publicação do resultado final do concurso, a SEE/Ba e a Secretaria da Administração, realizarão as convocações dos candidatos aprovados dentro do prazo de vigência do certame. De acordo com o edital de abertura, o prazo seria de um ano, prorrogável por mais um. Assim, as convocações se darão “conforme distribuição de vagas observando a ordem de classificação final do Concurso Público e a necessidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia”, informou a SEE/Ba em nota.
O certame ofereceu 3.096 postos para professor e 664 para coordenador pedagógico, com vencimentos iniciais de R$ 2.814,28 e R$ 2.890,87, respectivamente, com jornada semanal de 40 horas.