Reeleitos para um novo mandato na Prefeitura de Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) foram diplomados para os cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A cerimônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (18), no Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores. Além de Bruno e Ana Paula, os 43 vereadores eleitos no dia 6 de outubro foram diplomados pelo TRE-BA. A diplomação é a última etapa do processo eleitoral e garante a legitimidade dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além de habilitá-los para os exercícios dos cargos para os quais foram conduzidos.
“O dia de hoje representa o triunfo da democracia e reforça, em nossas consciências, o valor e a necessidade de um processo eleitoral transparente. O fortalecimento das instituições democráticas, o respeito às leis e o comprometimento cívico de cada cidadão e cidadã foram essenciais para chegarmos a este momento solíneo. Cada voto depositado nas urnas, simbolizou não apenas a escolha de candidatos e candidatas para a ocupação de cargos públicos, mas também um gesto de confiança e esperança nos senhores e nas senhoras, que agora assumirão essa importante responsabilidade”, declarou o presidente do TRE-BA, Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.
Bruno Reis foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais, após obter 78,67% dos votos válidos. Ao todo, 1.045.690 soteropolitanos optaram por reconduzir o atual prefeito para um segundo mandato na gestão municipal. Ele recebeu o diploma das mãos da primeira-dama Rebeca Cardoso, do seu filho Breno, de 5 anos e do presidente do TRE-BA.
Antes da cerimônia, o prefeito não escondeu a emoção em viver a experiência da diplomação presencial pela primeira vez. ” Há quatro anos, por conta da pandemia, não tivemos essa solenidade. Tanto eu, quanto a vice-prefeita e os vereadores eleitos tivemos que ser diplomados de forma virtual. Hoje é uma nova emoção [fazer a diplomação] de forma presencial. Eu sempre disse a todos que tinha o sonho de ser prefeito, tive a oportunidade de realizá-lo há quatro anos, mas não tive a oportunidade de viver essa solenidade, que é a primeira etapa para cumprir os requisitos da posse”, falou.
Sobre o novo mandato, Bruno Reis definiu a educação como prioridade e projetou avanços de projetos já em curso. “Serão quatro anos de muito trabalho, muita dedicação e muito empenho. Hoje eu me sinto muito mais maduro, mais experiente e mais preparado do que era em 2020. Se eu já conhecia essa cidade como poucos, hoje, conheço mais ainda. Se eu já conhecia de gestão pública, hoje, conheço uma profundidade ainda maior. Tenho certeza que pelo que preparamos, pelo que está em curso, pelos recursos que estamos viabilizando e pelos projetos que temos que eu vou trabalhar junto com a Ana para a gente fazer um segundo mandato ainda melhor do que foi o primeiro”, acrescentou.
Já a vice-prefeita, Ana Paula Matos, destacou que o foco deste do ciclo é a saúde, a educação e o cuidados com as pessoas. “É cuidar das pessoas, construir uma equidade social e garantir que cada cidadão tenha uma vida digna. O nosso objetivo é que Salvador seja uma cidade boa para todas as pessoas”, disse. A Câmara Municipal de Salvador (CMS) registrou uma renovação de 44% do corpo parlamentar em comparação com as eleições de 2020, com 19 novos integrantes. Entre eles está o repórter Jorge Araújo (PP), que foi o mais votado no último pleito com 36.065 votos.
“Nesse mandato, nós pensamos em nos cercar de pessoas técnicas, que saibam trabalhar e que sejam capacitadas para que, através do gabinete, possamos trabalhar e fazer o bem a quem mais precisa. Eu não vou ficar no gabinete, porque eu sou da rua, e tenho que permanecer nela porque é onde ouvimos a população, os seus anseios e suas dificuldades. Tudo tem o seu tempo e eu tenho certeza que ainda no começo as pessoas vão entender o meu posicionamento na câmara”, afirmou.
Crédito: Paula Fróes/CORREIO