O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) foi designado, nesta terça-feira (17), como o novo vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados. A mudança ocorre no contexto dos preparativos para o novo ciclo político que se inicia em 2025. Alden, que ocupava a vice-liderança do PL, agora liderará 115 deputados de diversos partidos que compõem o bloco da Oposição ao governo Lula.
O parlamentar reforçou o compromisso da bancada com “a defesa dos interesses do povo brasileiro e a luta contra projetos com ‘jabutis’”. “Toda a missão dada será cumprida com responsabilidade. Nosso compromisso será firme: defender nossos princípios e valores, lutar pela nossa liberdade e pelas forças de segurança, e construir um Brasil mais justo”, disse Alden.
Os líderes e vice-líderes da Oposição desempenham papel fundamental no processo legislativo e na articulação política, participando do Colégio de Líderes, responsável pela definição da pauta de votações no plenário.
Esses parlamentares também têm prerrogativas importantes, como a de proferir comunicados de liderança durante as sessões, orientar a bancada nas votações, indicar membros para as comissões, participar de qualquer comissão, mesmo sem ser integrante, subscrever proposições representando a bancada, declarar obstrução para impedir o quórum de uma votação e apresentar destaques para votação em separado.
“Recebi uma nova missão de batalhar como vice-líder da Oposição em 2025, ao lado do meu irmão Zucco, futuro Líder na Casa, sob a direção do presidente Jair Bolsonaro. Já estamos trabalhando para garantir uma base sólida para 2026”, completou o deputado Capitão Alden.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados