Verão é sempre um momento de diversão, mas também pode favorecer os excessos e a negligência com a saúde, inclusive a bucal. O cirurgião-dentista Leonardo Carvalho explica que alimentos açucarados, álcool e fumo são alguns dos consumos que podem ser prejudiciais para os dentes. Por isso, confira algumas recomendações para você colocar em prática, lembrando que é fundamental fazer um check-up odontológico anualmente.
Mantenha-se hidratado
Além de amenizar o calor e o mormaço, típicos da época, consumir água hidrata os tecidos bucais e também auxilia na prevenção do acúmulo de bactérias e placas na cavidade oral, que são causadoras do mau hálito.
Não exagere no álcool
O álcool, muito consumido no calor, desidrata os tecidos bucais e auxilia na formação da placa bacteriana, que adere à superfície da língua, fazendo com que fique com a famosa saburra e, possivelmente, com halitose. A dica para essa situação é não exagerar no consumo de qualquer bebida com álcool e escovar sempre a língua e os dentes após ingestão.
Evite alimentos açucarados
Refrigerantes, doces e sorvetes devem ser consumidos com moderação. O açúcar presente nesses alimentos torna nossa saliva mais ácida, causando uma desmineralização nos dentes, podendo provocar cáries com maior facilidade. A escovação, após o consumo de doce, é fundamental.
Cuidado com alimentos escuros
Açaí e sucos escuros também podem ser bastante consumidos nesta época. Eles têm grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar escurecendo os dentes, conforme a frequência da ingestão. A orientação é a escovação correta e uso de fio dental após o consumo desses alimentos.
Atenção aos cítricos
Mesmo sendo saudáveis, alimentos cítricos são mais ácidos e podem deixar os dentes mais sensíveis à escovação. Então, a dica é, após a ingestão desse tipo de alimento, o ideal é esperar 30 minutos antes da escovação, evitando assim a erosão e abrasão dos dentes, que podem gerar cáries ou sensibilidade.
Tem sensibilidade? Atenção!
O picolé e o sorvete são duas opções saborosas para o Verão, mas muita gente tem sensibilidade quando o dente tem contato com alimentos gelados. O problema, provocado pela erosão do esmalte ou retração da gengiva, deve ser orientado por um dentista. Ainda assim, algumas medidas genéricas de redução de alívio são manter a higiene impecável, usar creme dental contra sensibilidade sem bicarbonato na composição (que é muito abrasivo nesses casos), além optar por uma escova macia e não escovar com força.
Kit de higiene bucal
Lembre-se sempre de levar com você escova de cerdas macias, creme e fio dental, lembrando que, diariamente, o ideal é escovar o dente após as refeições.
Mais informações para a imprensa:
Atendimento: Catharine Matos (74) 9 9139-6043;
Coordenador Executivo: Sílvio César Tudela (71) 9 9122-9222;
Diretora Executiva: Cristina Barude
www.lumecomunicacao.com.br