Quase 10 anos após ser o primeiro a obter o Selo Ouro do IPTU Verde, programa de certificação ambiental da Prefeitura de Salvador, o edifício-sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA passou por nova avaliação, desta vez considerando os requisitos atualizados do IPTU Verde, sendo mais uma vez aprovado na categoria Ouro, a mais alta existente no selo.
De acordo com o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, essa conquista reforça a excelência da operação predial realizada pela entidade. “Este é o resultado do comprometimento e esforço contínuo para seguir como referência de inovação e sustentabilidade na construção civil, incentivando a adoção de práticas e atributos ambientais nas construções”, afirma. O empreendimento também foi o primeiro edifício comercial da Bahia a receber a certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental AQUA-HQE, nas fases Programa, Concepção e Realização, o que o capacitou para o nível ouro do tributo municipal.
O programa IPTU Verde tem reconhecimento internacional como uma das 100 soluções mais inovadoras para combater as mudanças climáticas, colocando Salvador em destaque no cenário global como uma cidade que busca ativamente soluções para os desafios ambientais. O Sinduscon-BA destaca que a certificação também possui um olhar para o espaço urbano, iniciativa fundamental para minimizar os impactos da urbanização e criar um modelo de desenvolvimento mais sustentável para a cidade. Os requisitos voltados para essa temática visam que as edificações reverberem benefícios no seu entorno.
Destaca-se também o impulso à economia
local, movimentando o mercado de empresas especializadas em tecnologias sustentáveis. O investimento em tecnologias verdes gera empregos, aumenta a renda e estimula a economia da cidade.
O Projeto
A sede do Sinduscon-BA é um edifício com dez pavimentos, inaugurado em 2013. A opção por construir dentro dos critérios estabelecidos pelo Processo AQUA – desenvolvido a partir da renomada certificação francesa HQE™ – visou demonstrar ao mercado baiano a viabilidade econômica e técnica de incorporar novas tecnologias, sistemas e materiais com base nos princípios sustentáveis da concepção ao uso e operação de um edifício. A sustentabilidade do edifício está relacionada à redução dos impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida, ao uso racional de recursos, gestão sustentável da água e da adoção de soluções que propiciem a eficiência energética.
Hub da Construção
Recentemente, a entidade ressignificou três pavimentos onde abriga o primeiro Hub da Construção da Bahia com o objetivo de fomentar tecnologia e inovação, pautados nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa – ESG.
O premiado projeto do Hub foi fundamentado em princípios da Neuroarquitetura e conectividade que unidas traduzem o espaço de forma humanizada, estimulante e inspiradora. Além disto, incorpora o Design Biofílico, com a essência da natureza, trazendo bem-estar, eficiência, criatividade e colaboração.
A acústica primorosa utiliza maternais com pet 100% reciclados que, além de não usar água e aditivos químicos no processo produtivo, também contam com logística reversa. Mais de 55 mil garrafas pet foram retiradas do meio ambiente e transformadas em produtos acústicos sustentáveis para as obras do Hub.
Mais do que um espaço, o Hub da Construção é um convite para uma arquitetura que antecipa o futuro e o esculpe de maneira sustentável com foco no bem-estar humano.
Ao renovar o Selo Ouro do IPTU Verde, o Sinduscon-BA reafirma seu compromisso em ser uma edificação alinhada às demandas contemporâneas de respeito ao meio ambiente. Trata-se de uma estrutura que, além de abrigar soluções inovadoras, motiva a indústria da construção a seguir por um caminho mais correto e sustentável. Seguindo como exemplo de eficiência e responsabilidade, o edifício mantém seu papel de destaque na promoção de práticas que minimizam os impactos urbanos e impulsionam um modelo de desenvolvimento que prioriza o equilíbrio ambiental, social e econômico.