Neste período da estação das flores, os moradores e visitantes de Salvador podem aproveitar para visitar cinco equipamentos culturais geridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com um valor especial. O projeto Primavera Cultural traz o passaporte promocional para acesso à Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval da Bahia e espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes.
O bilhete unificado tem valores de R$40 (inteira) e R$20 (meia) e pode ser comprado em quaisquer dos equipamentos. Quem comprar poderá acessar uma única vez cada um dos espaços. A ação é válida até o dia 30 de novembro próximo.
Cidade da Música – No Casarão de Azulejos Azuis, na Praça Visconde de Cairu, 19, no Comércio, está situado a Cidade da Música da Bahia. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h) e traz a história da produção musical no estado desde o Brasil Império até os dias atuais.
Casa do Carnaval – A Casa do Carnaval da Bahia fica na Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho, próximo ao Plano Inclinado Gonçalves. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h). No espaço é possível entender a história do carnaval, passando pelos carnavais de salão até os carros alegóricos.
Casa do Rio Vermelho – Na Rua Alagoinhas, 33, no Rio Vermelho, está localizada a Casa do Rio Vermelho. O funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h). O memorial apresenta horas de vídeo e projeções, além de objetos pessoais e correspondências trocadas entre Jorge Amado e Zélia Gattai, que transmitem um pouco da trajetória do casal de escritores.
Pierre Verger e Carybé – Também estão inclusos no tour o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, situado no Forte Santa Maria, e o Carybé das Artes, no Forte São Diogo, ambos no Porto da Barra. Os espaços funcionam de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h (entrada até às 16h). Quem visitar o Espaço Cultural Pierre Verger também pode conhecer o Carybé das Artes, no Forte São Diogo, com várias pinturas do artista argentino que foi radicado na Bahia.
Foto: JeffersonPeixoto