A Transpetro participa do Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day) com ações na Bahia, no dia 21 de setembro. As atividades realizadas pela companhia incluem remoção de lixo na Praia de Madre de Deus, em Madre de Deus. Em sua primeira adesão à campanha, a Transpetro vai realizar essas ações de limpeza nas áreas de influência de 13 terminais aquaviários que opera em 11 estados brasileiros, reforçando seu compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade. O evento, que foi incorporado ao calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) neste ano, mobiliza milhões de voluntários em mais de 190 países para a coleta de resíduos descartados indevidamente no meio ambiente.
Como signatária do Pacto Global da ONU, a Transpetro também incluiu a data em sua agenda anual. Nesse primeiro ano de participação, a empresa prevê realizar atividades entre os dias 19 e 21 de setembro em praias, rios e mangues próximos dos terminais, em parceria com voluntários de comunidades locais e com o Instituto Limpa Brasil, coordenador do evento no país. Além de atender à demanda imediata de recolhimento do lixo, a iniciativa também promove a educação ambiental e estimula a reflexão sobre o consumo consciente e a geração de resíduos. “Este evento vai além de uma atitude pontual. Ao integrarmos essa importante ação global à nossa agenda corporativa, queremos estimular as pessoas a criar e adotar atitudes sustentáveis durante todo o ano. Nosso objetivo é promover mudanças duradouras e criar um futuro mais limpo e saudável para todos”, destaca o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Mobilização nacional
A mobilização da Transpetro para o Dia Mundial da Limpeza vai ocorrer em 11 estados ao longo da costa de todo o Brasil. Integram a ação 13 terminais localizados no Pará; Maranhão; Ceará; Pernambuco; Bahia; Espírito Santo; Rio de Janeiro; São Paulo; Paraná; Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Operamos 27 terminais conectados a corpos hídricos. Nesta grande mobilização nacional no entorno dos nossos terminais aquaviários, nosso objetivo é engajar nossa força de trabalho, fortalecer nossos laços com as comunidades locais e criar um legado positivo para as próximas gerações. Acreditamos que isso é apenas o começo”, afirma o diretor de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães.
Segundo a gerente geral de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Transpetro, Gabriela Schrank, essa importante parceria com o Instituto Limpa Brasil na execução da iniciativa contribui para gerar responsabilidade coletiva com a natureza e estimula o voluntariado.
“Sabemos que a costa brasileira possui uma extensa faixa litorânea e a Transpetro está presente em grande parte dela. Nossa participação no Dia Mundial da Limpeza visa contribuir para a preservação, a conscientização e a educação ambiental, além de promover a mobilização comunitária e a mudança de comportamentos. Convidamos a todos para se engajarem em iniciativas que geram impactos globais”, disse.
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil