O Terminal de contêineres de Salvador – Tecon Salvador vai ter acesso a quase R$ 1 bilhão para investimentos em seu terminal no Porto de Salvador. O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou no último dia 6 de setembro, durante a 56ª reunião ordinária do conselho diretor do FMM, vários projetos e priorizou R$ 942,4 milhões para obtenção de empréstimos pelo Tecon Salvador (BA). A prioridade é destinada à ampliação e modernização do terminal de contêineres operado pela Wilson Sons na capital baiana. A utilização desses recursos, equivalentes a US$ 169,2 milhões, está condicionada à análise, aprovação e contratação de financiamento junto a um dos agentes financeiros do fundo setorial, a ser divulgado.
“Esses investimentos refletem o compromisso da companhia com a melhoria contínua da infraestrutura e da eficiência operacional, promovendo o desenvolvimento do Porto de Salvador, gerando empregos e impulsionando o crescimento econômico da Bahia”, destacou o diretor de relações com investidores da Wilson Sons, Michael Robert Connell. Em comunicado ao mercado, a empresa afirmou que manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca da ocorrência de qualquer ato ou fato relevante sobre o tema. A operadora do Tecon Salvador reiterou compromisso com os melhores níveis de transparência e governança corporativa.
Em 2014, a Wilson Sons solicitou ao governo a antecipação da renovação do arrendamento do terminal e foram firmadas contrapartidas, na época, para a ampliação de cais e da capacidade. O aditivo, assinado em 2016, prorrogou o arrendamento por 25 anos, até 2050. Desde então, duas das três fases de investimentos foram concluídas. No segundo ciclo de expansão do terminal, concluído entre o final de 2021 e início de 2022, a empresa investiu cerca de R$ 440 milhões.
Os investimentos empregados pelo grupo no terminal, iniciados no ano 2000, ultrapassaram R$ 1 bilhão, o que inclui a recente duplicação de cais, aumento da profundidade do calado para 16 metros, ampliação de retroárea para armazenamento das cargas, adoção de novas tecnologias, aquisição de maquinários elétricos e treinamento de equipes operacionais.
Em julho, o Tecon recebeu o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e calado de 16 metros, com capacidade para transportar 15 mil contêineres. O cargueiro inaugurou uma rota regular do Nordeste para a Ásia, com escalas semanais e porta-contêineres com as maiores dimensões presentes na costa brasileira.