domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ESTOQUES DE CARROS CHINESES NO BRASIL EQUIVALEM A 9 MESES

João Paulo - 16/09/2024 09:00

Segundo informações da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, entre janeiro e agosto, 72.476 veículos produzidos na China foram comercializados no mercado brasileiro. Porém, ainda restam 81.700 unidades em estoque, ou seja, carros que ainda não foram vendidos e estão parados em concessionárias, pátios e portos. No ritmo atual, são necessários mais nove meses para que esse estoque seja consumido.

Até abril, o estoque girava em torno de 20 mil unidades, o suficiente para 60 dias, o que é considerado normal na indústria. No entanto, na iminência do último aumento do imposto de importação, marcas como BYD e GWM enviaram dezenas de navios ao Brasil com carros que entrariam no país a tempo de pagar menos imposto. O imposto, que atinge veículos híbridos e elétricos, não é exclusivo para modelos chineses, como ocorre em outros mercados.

Algumas empresas chinesas prometem produção nacional, como a BYD e a GWM. A BYD adquiriu do Governo da Bahia a planta que pertenceu à Ford em Camaçari e deverá começar sua operação fabril no ano que vem, em regime SKD, no qual várias partes são pré-montadas em subconjuntos pelo centro de produção, antes do envio à montadora de destino. Ou seja, o carro é até pintado na fábrica de origem, na China.

A GWM, que comprou uma fábrica que pertenceu à Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, já adiou algumas vezes o início da produção, inicialmente, previsto para o primeiro semestre deste ano. Por enquanto, a única empresa chinesa que monta automóveis no país é a Chery, em parceria com a brasileira Caoa.

Crédito: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.