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COMÉRCIO APRESENTA VARIAÇÃO NEGATIVAS DE -28,08%, EM DEZEMBRO 

Redação - 03/02/2020 09:45

O e-commerce brasileiro registrou queda nas vendas de dezembro de -28,08%, ao comparar com o mês anterior. O faturamento no mesmo período sinaliza variação de -38,05, é o que revela o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie. “Os resultados das vendas e faturamento no período registraram queda, o que está diretamente relacionado com os excelentes resultados da Black Friday no mês de novembro. Promoções extremamente atrativas neste período também podem ter impulsionado a antecipação das compras de Natal, o que justifica a queda do faturamento”, afirma Felipe Brandão, Secretário Executivo da camara-e.net.

Apesar das variações negativas no mês de dezembro em comparação com o mês anterior, quando da análise em comparação com o ano de 2018, o cenário muda. Na comparação das vendas varejistas online dezembro de 2019, frente ao mesmo período do ano anterior, o indicador sinaliza uma movimentação positiva de 40,93%. O acumulado do ano foi de 54,16%, variação maior que o registrado no acumulado em dezembro de 2018, qual seja: 34,46%.

Nota-se que, na avaliação dos índices de vendas online, por região, dezembro ante novembro, todas tiveram desempenho negativo: Sudeste (-25,85%); Centro-Oeste (-27,41%); Norte (-28,18%); Nordeste (-32,91%) e Sul (-34,27%). Já no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos. Neste caso, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (71,42%); Norte (68,81%); Sul (55,92%); Centro-Oeste (53,91%); e Sudeste (51,65%).

Em relação ao índice de faturamento do setor, houve uma variação positiva de 37,39% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, também teve desempenho positivo: 66,28%. Na avaliação por regiões, comparando dezembro com novembro de 2019, novamente todas tiveram variações negativas: Norte (-28,31%); Centro-Oeste (-31,86%); Sudeste (-37,51%); Nordeste (-40,49%) e Sul (-42,26%).

Em contrapartida, no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos e configuração ficou da seguinte forma: Norte (80,18%); Nordeste (75,07%); Centro-Oeste (72,67%); Sul (64,54%) e Sudeste (64,24%). Em novembro, o e-commerce representou 9,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 5,6%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 15 de janeiro.

Foto: divulgação

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