quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

EQUIPES DA EMBASA REALIZAM AÇÃO NOTURNA EM BUSCA DE VAZAMENTOS SUBTERRÂNEOS NA REDE DE ÁGUA

Victoria Isabel - 14/08/2024 10:00

Para encontrar vazamentos não visíveis nos cerca de 5 mil quilômetros de rede distribuidora de água ramificados debaixo do solo de toda Salvador, a Embasa conta com equipes técnicas especializadas munidas de geofones, equipamentos que detectam a fuga de água nas redes subterrâneas a partir do som. Por conta do barulho característico de uma metrópole como Salvador, a técnica precisa ser realizada durante a noite, quando é possível diferenciar os sons nas tubulações com mais facilidade.

A Embasa faz uso intensivo desse recurso para solucionar casos de redução de pressão na rede ou desabastecimento relatados por moradores por meio dos canais de atendimento da empresa, que atende mais de 1 milhão de imóveis somente na capital baiana. No ano passado, os técnicos percorreram mais de 3 mil km de tubulação em diversos bairros da capital, distância equivalente a uma viagem de ida e volta de Salvador para o Rio de Janeiro. O resultado foi a correção de uma média de três vazamentos não aparentes por dia.

“Este é um recurso essencial para identificar e solucionar estes vazamentos que não afloram à superfície e, por isso, são de difícil localização. Por meio do som, o geofone ajuda a encontrar o ponto exato por onde a água está escapando pela tubulação, tornando mais rápido o reparo”, explica. Segundo o engenheiro Felipe Pithon, gerente de Operação de Sistemas e Controle de Perdas Reais na unidade do Cabula, isso minimiza a necessidade de escavações extensas, reduzindo o volume de água perdido e também o tempo de interrupção no fornecimento de água, além de otimizar custos de manutenção.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.