Via com forte vocação comercial do bairro de Pau da Lima, a Rua Jayme Vieira Lima foi entregue completamente requalificada nesta quarta-feira (7), oferecendo à população mais mobilidade e conforto. A intervenção envolveu diversas melhorias em infraestrutura e teve como complemento a construção de uma feirinha para vendedores de hortifrúti.
“A Jayme Vieira Lima possui uma frequência grande de pessoas e carecia de uma manutenção geral. Foram mais de 1 km de meio-fio, passeios e pavimentação asfáltica totalmente recuperados, promovendo mais acessibilidade, mais valorização do comércio local e segurança para quem transita. O material escolhido para essa obra também possui qualidade. O granito utilizado nos meios-fios, por exemplo, possui uma durabilidade de até 50 anos”, destacou o titular da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler.
Os serviços contaram com investimento de R$3,3 milhões e foram executados pela pasta, com apoio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável por elaborar o projeto. A iniciativa também abrangeu implantação de sarjetas para facilitar escoamento das chuvas à rede de drenagem e reforço na sinalização de tráfego.
Morador da região, o enfermeiro Leonildo Oliveira, 37 anos, lembra das condições da Jayme Vieira Lima antes da obra. “Os passeios eram bastante esburacados e difíceis de transitar. Às vezes era necessário ir pela pista e dividir passagem com os carros para andar. Agora, eu percebo que a pavimentação ganhou regularidade, dando mais segurança para os pedestres transitarem sem dificuldades”, avaliou.
Feira – Já a nova Feirinha de Pau da Lima, situada no cruzamento das ruas Jayme Vieira Lima e Pastor José Guilherme de Moraes, tem capacidade para abrigar mais de 10 barracas. A estrutura foi construída pela Secretaria de Ordem Pública (Semop) e conta com 90 m² de cobertura termoacústica, além de iluminação em LED.
Titular da Semop, Alexandre Tinôco reforçou o compromisso em melhorar as condições de trabalho dos comerciantes e promover o desenvolvimento econômico da cidade. “Os ambulantes de Pau da Lima passam a ter um espaço adequado para vender seus produtos. É um investimento que traz, na prática, mais dignidade a esses trabalhadores e melhora a experiência de compra de quem vive no entorno”, disse.
Um dos feirantes beneficiados com a iniciativa, Galdi de Jesus, 47 anos, acredita num incremento de vendas após a construção da nova estrutura. “Aqui era uma imundície, jogavam lixo no passeio, tinha rato. Agora está tudo limpinho e agradável, fora que não preciso mais trazer sombreiro para proteger a mercadoria do sol e da chuva. Um comércio como esse, estruturado, com certeza atrairá mais gente”, celebrou.
Foto: Bruno Concha/SECOM