domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SENAI BAHIA TEM RECORDE DE INSCRITOS EM DESAFIO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

João Paulo - 03/06/2024 10:00 - Atualizado 03/06/2024

O SENAI Dendezeiros, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI Bahia) de Salvador, é, até o momento, a terceira instituição educacional do Brasil com maior número de inscritos na 2ª edição do Desafio Liga Jovem, na categoria Inspira, voltada para a Educação Profissional. São 201 projetos do SENAI Dendezeiros, seguidos de 53 do SENAI Camaçari, 27 do SENAI Lauro de Freitas, 33 do SENAI Cimatec, 4 de Feira de Santana e 1 de Barreiras, totalizando 319 inscrições somente do SENAI Bahia.

Iniciativa do Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, o Desafio Liga Jovem visa premiar ideias e soluções voltadas para a resolução de problemas na comunidade ou no âmbito escolar, utilizando tecnologiadigital ou analógica. A competição é gratuita e os estudantes concorrem a prêmios que vão de smartphones até viagens internacionais.

As inscrições estão abertas até 7 de junho e podem participar estudantes cursando o ensino fundamental (8º e 9º anos), técnico/profissional e superior. Além do desafio em si, está prevista a participação dos estudantes em oficinas para o desenvolvimento das ideias e mentorias com especialistas da área de inovação e projetos.

O desafio, acrescenta José Soares,analista técnico do SEBRAE-BA e coordenador da iniciativa no estado, busca estimular a iniciativa e o protagonismo dos jovens estudantes, na perspectiva de resolver problemas reais que envolvam sua comunidade, escola, cidade, bairro ou estado e do Brasil. “O desafio visa desenvolver competências empreendedoras”, explica.

Soares destaca que a parceria entre o Sebrae e o SENAI Bahia é vista com bons olhos e que há perspectivas de se ir além do Desafio Liga Jovem. “A gente está construindo novas ações para levar a perspectiva da educação empreendedora para as unidades do SENAI em toda a Bahia”, antecipa. José Soares acredita que a Bahia deve se destacar como o estado com maior número de inscritos no Desafio Liga Jovemno país.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Para Fernanda Mikulski, coordenadora do Núcleo de Inovação na Educação Profissional do SENAI Bahia, a iniciativa do Sebrae casa com o objetivo do SENAI de promover e estimular a cultura da inovação nas escolas técnicas. O objetivo é proporcionar aos estudantes oportunidades internas e externas de valorização de seus projetos e o desenvolvimento de soluções que abordam problemas reais, tanto dentro da indústria quanto em outros contextos.

“Além de estar alinhado às nossas diretrizes de estimular os alunos a buscarem a solução de problemas cotidianos, como forma de colocarem em prática o que aprendem, buscamos também estimular neles a mentalidade empreendedora, atendendo ao chamado do SENAI Nacional, que é parceiro da iniciativa do Sebrae”, explica Fernanda.

Neste sentido, foi feito um intenso trabalho de divulgação do Desafio nas unidades do SENAI Bahia, incluindo visitas às unidades, o que reflete o resultado no número de inscritos até o momento. “Estas visitas, feitas com as equipes do Sebrae-Ba e do Instituto Ideias de Futuro, além de fazer a divulgação do Desafio, também incentiva a criação de projetos e soluções. A ideia é potencializar os projetos desenvolvidos pelos estudantes, demonstrando possibilidades para o aprimoramento das habilidades já adquiridas por meio de nossa metodologia e dar a chance de premiações e experiências imersivas na inovação e tecnologia”, acrescenta Fernanda.

Senai Foto Marcelo Gandra/Coperphoto/Sistema FIEB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.