domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

FAMÍLIAS DO SEMIÁRIDO BAIANO CELEBRAM IMPACTOS DO MILHO DISTRIBUÍDO PELO ESTADO

LUIZA SANTOS - 24/05/2024 16:34

O Dia Internacional do Milho é celebrado, nesta sexta-feira, 24 de maio, especialmente no Semiárido da Bahia, com importantes resultados para mais de 21 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares, de assentamentos da reforma agrária e de comunidades quilombolas e povos indígenas, que foram atingidas pela última estiagem e receberam milho para garantir a alimentação animal dos seus rebanhos.

A ação emergencial do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com prefeituras municipais, sindicatos dos trabalhadores rurais e consórcios públicos, destinou mais de 208 mil sacas de milho para distribuição em 192 municípios com Decreto de Situação de Emergência até o dia 09 de janeiro de 2024.

Retirolândia, município localizado no território Sisal, foi um dos atendidos pela ação emergencial, com a entrega de 1.500 sacas de 60 quilos de milho para 300 agricultores e agricultoras familiares. Lá, a experiência de agricultores como Ivonildo da Silva Lima, da comunidade de Pedrinhas ganhou reforço com o milho.

“O milho chegou num momento oportuno, de estiagem, em que estávamos sofrendo para alimentar os animais. E foi muito importante para nós, pequenos agricultores e criadores de animais. Foi um recurso muito valioso. A gente usou o milho na ração tanto do caprino, quanto do ovino, de galinhas, porcos e ajudou muito”, observou Ivonildo, que explicou que ainda enriquece a ração com outros ingredientes como farelo de soja e de trigo, sal proteinado e enxofre para melhorar a nutrição e vermifugar os animais.

Foto: André Frutuôso

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.