domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

VULCÃO, AQUARELA, POÇÕES: EMPRESA BAIANA FATURA MAIS DE 1 MILHÃO COM BRINCADEIRAS PERSONALIZADAS EM FESTAS

João Paulo - 24/05/2024 18:00 - Atualizado 26/05/2024

Há cinco anos, a advogada baiana Stéphanie Correia e o administrador Jorge Nery decidiram romper com as suas carreiras convencionais e empreender no mercado infantil logo após o nascimento de Theo, filho do casal. A dupla investiu em renovar nas festas de aniversário e já faturou mais de R$ 1 milhão criando brincadeiras personalizadas onde as crianças conseguem se expressar. A empresa, que recentemente adotou o nome Bandô, realiza de 15 a 20 eventos por mês, que chegam a custar mais de R$10 mil. Agora, eles têm planos de franquear o modelo de negócio e expandir para mais cidades além de Salvador.

No modelo, o protagonismo da criança começa já na concepção, quando ela é entrevistada para saber como gostaria que a sua festa fosse. Entre os serviços da Bandô estão as Oficinas Criativas e, se a festa é sobre o bruxinho Harry Potter, por exemplo, a brincadeira desenvolvida pelo time da empresa pode ser uma oficina de poções mágicas ou de mandrágora.

Nestas oficinas, as crianças são convidadas a realizar atividades manuais – que vão desde jardinagem, produção de vulcão em erupção, experimentos científicos com química, e até customização de capas de super-heróis que elas mesmo inventam -, desenvolvendo a imaginação enquanto exploram diferentes materiais e texturas. Inspirados pelas pedagogias de Montessori, Pikler, Waldorf e pela ideia de infâncias livre de telas, o casal se dedicou ao crescimento da empresa, que defende que o brincar é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento infantil.

“A empresa nasceu no meu maternar e se confunde essa fase tão importante da minha vida. Quando Theo nasceu e foi se desenvolvendo eu busquei cada vez mais entender sobre o desenvolvimento infantil e pedagogias infantis, descobrindo o que seria melhor para o meu filho; o que faria ele ser feliz, se desenvolver, ter autonomia e liberdade para ele ser ele mesmo com criatividade e confiança”, declara Stéphanie.

A Bandô disponibiliza ainda Oficinas Recreativas, através das quais são promovidas atividades empolgantes com o corpo, como correr, bambolê, pular corda e mais. Os serviços incluem, também, o Espaço Brincar, ambiente multisensorial com brinquedos feitos exclusivamente em materiais mais sustentáveis, como madeira e tecido – quase nada de plástico! – para incentivar estímulos variados, como auditivo, visual, motor.

“Nas redes sociais, temos visto festas que se concentram muito no glamour e pouco na criança. Uma criança não vai ficar feliz em colocar três roupas diferentes para cada momento da festa. Não é um problema o evento ser glamouroso se você pode arcar, o problema é a criança ficar esquecida e o adulto ser o protagonista.”, diz.

Guiada pelas produções científicas sobre o comportamento infantil, a Bandô estuda até mesmo quanto tempo uma criança consegue ficar concentrada numa atividade recreativa. Além disso, a equipe incentiva a conexão familiar e observa, por exemplo, que muitos adultos já constataram que animadores tradicionais, com atividades barulhentas e com roupas exageradamente coloridas, geram medo e consequentemente um afastamento dificultando a integração.

Sócio, Jorge Nery comenta que o diferencial da empresa está em trabalhar o lúdico e o criativo, dando ao mesmo tempo autonomia e liberdade para as crianças, possibilitando, ainda, que os pais possam interagir. “Queremos que todo mundo brinque junto; que pais e mães participem da diversão, que crianças maiores saibam brincar com crianças menores. Festa é para confraternizar e reunir todo mundo”, argumenta Stéphanie.

Mãe de Noah, que em breve completa 5 anos, Isabela Reis conta que ama festas de aniversário e realiza o evento para o filho desde o primeiro aninho, sempre com a Bandô. Desde então, já houve festas com tema de urso, de sarau, de carro do ovo, dinossauro e o próximo será de dragão.

“Eles conseguem fazer com que cada evento seja único, é tudo muito personalizado. O trabalho faz sentido, tem qualidade, coerência, e apoia o protagonismo da criança. Eles selecionam muito bem os profissionais brincantes, são muito bons em atrair as crianças. É mesmo uma referência de criação, não conheço nenhuma empresa em Salvador que entregue tanta personalidade”, diz a cliente.

Foto: Larissa Mincov

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.