O Google começou a mudar de vez sua busca para mostrar mais resultados gerados com inteligência artificial (IA). A atualização estava sendo testada há alguns meses, mas agora foi oficializada. Com a mudança, a busca vai mostrar para todos as chamadas AI Overviews (visão geral da IA, em tradução direta).
Elas começaram a ser liberadas na terça-feira (14) para usuários nos Estados Unidos e chegarão em breve a mais países, segundo o Google. As AI Overviews serão usadas para:
De acordo com o Google, o recurso foi usado bilhões de vezes dentro do Search Labs, seu programa para usuários testarem recursos que ainda estão sendo desenvolvidos. “Descobrimos que, com as AI Overviews, as pessoas usam mais a pesquisa e ficam mais satisfeitas com os resultados”, disse, em comunicado, a chefe de busca no Google, Liz Reid. A empresa diz que planeja levar o recurso para ao menos 1 bilhão de usuários até o final de 2024.
Respostas mais complexas
Junto com as respostas geradas por IA, o Google vai oferecer aos usuários opções de gerar respostas mais simples ou mais detalhadas. Segundo a empresa, o formato ajuda tanto quem está buscando informações rápidas por curiosidade quanto quem está começando a pesquisar um assunto e deseja se aprofundar nele.
O buscador poderá ainda tirar dúvidas que só seriam resolvidas em várias etapas. Ele poderá ser usado, por exemplo, para buscar um estúdio de ioga em uma região e, ao mesmo tempo, pedir informações sobre mensalidade e rotas até o local. Os recursos chegarão em breve ao Search Labs, mas, inicialmente, somente para usuários nos EUA.
Por meio do Google Lens, o buscador poderá analisar vídeos em que usuários mostram objetos sobre os quais querem ter mais informações. No exemplo da empresa, há um vídeo que exibe uma peça de toca-discos com defeito e a pergunta do usuário. Logo em seguida, o buscador mostra um texto gerado por IA com as possíveis causas do problema.
As respostas feitas com inteligência artificial poderão mostrar links para sites como complemento para a informação. E o antigo formato de resultados da busca será exibido logo após o conteúdo gerado por IA, ou seja, será preciso rolar mais a página para chegar aos links convencionais.
Segundo o Google, as AI Overviews ajudam os usuários a visitarem uma variedade maior de sites. Além disso, links que aparecem na resposta gerada por IA costumam receber mais cliques, informou a empresa. Jovens estão trocando o Google pelo TikTok na hora fazer pesquisas.
Foto: Divulgação/Google