sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

RELATOR DO ORÇAMENTO CRITICA VETO DE BOLSONARO A REFIS

Redação - 07/01/2022 17:00

O relator-geral do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), criticou o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei que permitia a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais (MEI).

“Foi uma grande decepção esta decisão do governo de vetar a renegociação das dívidas das empresas do Simples, e dos MEIs. Esses empreendedores foram os mais prejudicados pelos impactos da pandemia”, escreveu o parlamentar no Twitter. Na volta do recesso parlamentar, em fevereiro, o Congresso pode derrubar o veto de Bolsonaro.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. O projeto, batizado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no mbito do Simples Nacional (Relp) ou Refis do Simples, poderia permitir a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas.

O presidente vetou o projeto, aprovado em dezembro no Congresso, porque foi aconselhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) a não correr mais riscos jurídicos, depois da polêmica em torno da sanção da prorrogação da folha de pagamentos de 17 setores sem a adoção de medidas compensatórias para a perda de arrecadação. O Ministério da Economia também recomendou o veto.

 

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.