Um novo projeto de lei em debate na Câmara Municipal de Salvador promete trazer alívio para os idosos da cidade ao facilitar seu acesso aos assentos reservados nos transportes públicos. O Projeto de Lei nº 76/2024, apresentado pelo vereador Randerson Leal (Podemos), visa garantir a emissão do Cartão de Passe Livre para os idosos residentes na capital baiana.
O principal destaque do projeto é a facilidade que o Cartão Passe Livre proporcionaria aos idosos para garantir seu assento nos transportes públicos municipais. “Com o cartão, os idosos teriam uma forma eficaz de identificação aos passageiros e acesso seguro e confortável aos ônibus da cidade”, pontua o edil.
O vereador Randerson Leal destaca a necessidade dessa medida com base nas reclamações dos munícipes idosos da cidade. “Segundo relatos dos munícipes idosos de Salvador, ao acessar o transporte público municipal, estão tendo dificuldades de acesso aos assentos, uma vez que, a parte da frente dos ônibus reservados para idosos, gestantes e deficientes, ficam com os assentos todos preenchidos e alguns cobradores não liberam a catraca, com a justificativa que não está em posse do cartão que libera a passagem dos idosos, para que eles venham a se sentar na parte de trás dos ônibus”, explica o vereador.
Além de facilitar o acesso aos assentos reservados, o projeto prevê que os idosos tenham direito a um cartão de passe gratuito que daria acesso a todos os meios de transporte público dentro do território municipal, o que hoje é permitido através da carteira de identidade e conferência da idade e liberação do cobrador. Segundo proposta, o cartão seria dotado de tecnologia de leitura magnética para liberar as catracas dos ônibus municipais, além de conter a identificação com foto do titular.
O vereador Randerson Leal enfatiza a importância dessa medida para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos na cidade. “Com o Cartão Passe Livre, os idosos terão uma forma eficaz de identificação aos passageiros, garantindo-lhes acesso seguro e confortável aos transportes públicos municipais”, destaca o vereador. A proposta aguarda a apreciação dos vereadores para seu trâmite e aprovação final, com a expectativa de proporcionar benefícios significativos à população idosa de Salvador.