Nesta quinta-feira (2), o Mercado Livre anunciou um aumento significativo de 71% no lucro líquido do primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, superando as projeções dos analistas. Esse desempenho foi impulsionado pelas operações da empresa no Brasil e no México, compensando alguns efeitos adversos na Argentina.
A empresa também divulgou algumas alterações em seu relatório de resultados. Isso inclui a reclassificação das linhas de receita e despesas de juros do Mercado Pago, resultando em um impacto positivo de US$ 99 milhões na receita líquida, sem afetar o lucro líquido. Além disso, houve uma modificação nos termos e condições do Mercado Envios, que teve um impacto negativo de US$ 10 milhões no lucro líquido.
O Mercado Livre registrou uma receita líquida de US$ 4,3 bilhões, um aumento de 36% em relação ao ano anterior, superando as estimativas dos analistas, que eram de US$ 3,9 bilhões.
As vendas do marketplace, principal negócio da empresa, aumentaram 36% no Brasil, seu maior mercado, e 42% no México, conforme medido pelo Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês).
As margens operacionais, que foram criticadas pelos analistas no último trimestre devido aos custos logísticos mais elevados durante o pico do final do ano, ficaram em 12,4%, acima dos 11,2% do ano anterior, excluindo as mudanças no relatório.
Foto: Divulgação/Mercado Livre