Enquanto esquenta o debate sobre os múltiplos usos da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia vem sendo adotada com mais escala nos processos de seleção de candidatos nas empresas de forma geral. Os participantes da última Pesquisa Global Hopes and Fears da PwC demonstram que, no Brasil, 43% dos profissionais acreditam que a IA contribuirá para o aumento de sua produtividade e eficiência no trabalho (em comparação com 31% no mundo), enquanto 39% afirmam que ela os auxiliará a adquirir novas habilidades (27% no mundo). Além disso, 30% dos entrevistados têm expectativas de que criará oportunidades de trabalho (21% no mundo).
Do ponto de vista do uso da IA no processo de seleção de candidatos, Camila Cinquetti, sócia da PwC Brasil e consultora de People & Organization, destaca alguns insights sobre esse debate. Para ela, o uso desta tecnologia nos processos pode agilizar a avaliação de um número grande de candidaturas. “Isso permite uma triagem muito mais rápida do que seria feito manualmente, facilitando o ranqueamento dos currículos para encontrar correspondências entre talentos, competências e requisitos da vaga”, diz.
Ela ressalta que o uso de programas de computador projetados para simular conversas com seres humanos, os “chatbots”, também pode simplificar a experiência do candidato durante o processo seletivo. No entanto, Camila Cinquetti observa que a aplicação de IA nesse contexto é relativamente nova e ainda requer cautela. “A implementação da IA não é perfeita e pode classificar incorretamente candidatos ou desconsiderar fatores importantes. Portanto, é essencial que as empresas adotem a IA em conjunto com a interação humana para tomarem decisões sobre contratações, utilizando a tecnologia como uma ferramenta de suporte”, ressalta.
Como se sobressair em processos seletivos que usam IA
Para se destacar nos processos seletivos. a sócia da PwC Brasil reforça que os candidatos podem pesquisar sobre a empresa, destacar experiências do seu currículo que agregam com a vaga, destacar objetivos atingidos que são relevantes, utilizar palavras-chave compatíveis com a descrição da vaga e, acima de tudo, ser autêntico.