Os dados do índice Abrasel-Stone de março revelam um aumento no movimento de bares e restaurantes em comparação com o mês anterior. Houve um incremento de 5,2% em relação a fevereiro.
O Instituto Propague, em colaboração com o time de Pesquisa Econômica da Stone, também examina outros setores, possibilitando uma comparação. O índice de varejo registrou um aumento geral de 0,2%, impulsionado por Tecidos, Vestuários e Calçados (3,0%) e Hipermercados e Supermercados (2,7%). As principais quedas foram observadas em Materiais de Construção (-4,9%) e Artigos Farmacêuticos (-2,6%).
Apesar da maior atividade nos bares e restaurantes em relação ao mês anterior, foi registrada uma queda de -2,3% em comparação com 2023. Situação semelhante ocorreu no setor de varejo, que apresentou uma redução de -2,5%. Entre os cinco setores de varejo monitorados pelo índice, todos apresentaram diminuições anuais, com destaque para Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com uma queda de -13,2%.
Com divulgação mensal, os números podem ser utilizados para análises por empresários e especialistas, por meio de uma visualização gráfica disponível no site da revista Bares&Restaurantes, editada pela Abrasel. O índice Abrasel-Stone reflete as variações nas vendas do setor de alimentação fora do lar com base na estrutura financeira da Stone em recortes mensais e anuais.
Entre os estados que registraram os maiores aumentos mensais, destacam-se Pará (11,2%), Roraima (9,9%), Ceará (8,8%), Tocantins (8,8%) e Piauí (7,1%). Apenas o estado do Rio de Janeiro apresentou uma queda (-0,5%).
foto: divulgação