O discreto crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em janeiro de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023 (0,2%), foi resultado de altas ocorridas em dois dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. O maior crescimento e principal influência positiva para o resultado do setor em geral vieram dos serviços de informação e comunicação (5,3%), que mostram altas seguidas, mês a mês, há um ano, desde janeiro de 2023, e têm o melhor desempenho no acumulado em 12 meses (14,4%).
Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,0%) também apresentaram avanço no volume de serviços prestados, em janeiro, na Bahia. O resultado positivo veio após recuo em dezembro/23 (-1,4%). Dentre as três atividades em queda, a retração mais expressiva e que mais puxou o resultado do setor de serviços para baixo, no mês, foi a dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,5%), que mostraram seu primeiro recuo, depois de passar todos os meses do ano de 2023 em alta.
Os demais resultados negativos vieram dos serviços prestados às famílias (-1,4%, primeira queda depois de oito meses seguidos em alta) e dos outros serviços (-4,0%, segunda retração consecutiva). Este último segmento é o único em queda no acumulado em 12 meses (-0,2%).