Museu do Mar Aleixo Belov, que se destaca como um dos equipamentos culturais mais importantes da capital baiana para a manutenção da história náutica, recebeu os recursos de duas emendas parlamentares destinadas pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA)
As peças referentes aos anos de 2022 e 2023, para o incentivo ao desenvolvimento das atividades culturais e educacionais do espaço.
Uma terceira emenda, relativa a 2024, também terá os recursos liberados até o final do ano.
A parlamentar baiana, que preside a Frente em Defesa da Economia Criativa da Câmara dos Deputados, destaca que o museu é um dos espaços fundamentais para a cultura baiana. “Destinamos R$ 300 mil em emendas parlamentares, nos últimos 3 anos, a fim de incentivar um equipamento importante para a cultura e o turismo da Bahia.
O Museu do Mar retrata o nosso potencial náutico e traz a experiência de um dos maiores navegadores do mundo, que é Aleixo Belov, importante divulgador internacional da nossa Baía de Todos-os-Santos. Como parlamentar e presidente da Frente em Defesa da Economia Criativa, destaco este espaço como fundamental para a nossa cultura”, afirma.
Agradecido pelo incentivo, o velejador ucraniano com nacionalidade brasileira, Aleixo Belov, que já deu cinco voltas ao mundo levando a bandeira da Bahia e do Brasil, destaca a importância de apoios como o da parlamentar baiana. “Lídice da Mata é uma grande incentivadora do desenvolvimento da cultura, da educação e do turismo na Bahia, porque olha esses setores com sensibilidade e carinho.
Por isso, só podemos agradecer esse apoio que viabiliza a manutenção do Museu do Mar, que tem atuado para a preservação da cultura e da educação sobre o mar e a navegação”, afirma o velejador, acrescentando que o espaço espera contar com outros apoiadores, como empresários e políticos que apostam na cultura e na educação como caminho para uma sociedade melhor.
Foto/Reprodução:Chico Ferreira