A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (1º) que identificou 25.126 pessoas físicas que tinham bitcoins (moeda virtual) ao final de 2022, mas não forneceu o valor na declaração de Imposto de Renda do ano passado.
O número refere-se a pessoas que tinham, pelo menos, 0,05 bitcoin, o que equivale à cerca de R$ 10 mil em valores atuais. De acordo com o órgão, os dados foram obtidos através de “técnicas tradicionais e de inteligência artificial”.
“No total, essas pessoas físicas teriam investimento de aproximadamente R$ 1,06 bilhão não informado à Receita Federal”, acrescentou o Fisco.
Pelas normas, todos aqueles que tinham a obrigação de declarar Imposto de Renda em 2023, e possuíam criptomoedas deveriam, obrigatoriamente, fornecer informações sobre esses ativos virtuais, independentemente do valor.
O órgão disse, ainda, que “avalia realizar ação de estímulo à autorregularização dos dados informados no ano passado”, incentivando a conformidade, “sem a imposição de multas que são devidas no caso de abertura de procedimentos fiscais”.
(G1)
Foto: Divulgação