No quarto trimestre de 2023, as companhias aéreas que operam no Brasil foram alvo de 82,5 queixas por cada 100 mil passageiros, o que representa um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos três meses do ano passado, foram registradas 23.828 reclamações através do portal Consumidor.gov.br e foram transportados 28,9 milhões de passageiros pagos.
Os dados estão no Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Gol foi a empresa nacional que recebeu o maior número de reclamações, com 88,7 queixas a cada 100 mil passageiros. Em seguida, a Latam, com 77,2 reclamações e a Azul registrou 75,3 reclamações a cada 100 mil passageiros.
Dentre as empresas estrangeiras, a TAP teve o maior número de queixas, com 175,1 a cada 100 mil passageiros. Depois estão a Copa Airlines (80,9), a Air France (76,2), a American Airlines (72,8), a Aerolineas Argentinas (66,5) e a United Airlines (46,3).
(Portal A Tarde)
Foto: José Cruz | Agência Brasil