Nesta terça-feira (30), o ministro da Agricultura e Pecuárias, Carlos Fávaro, disse que o governo analisa alternativas para lidar com dívidas do setor agrícola que vencem em 2024.
De acordo com Fávaro, o endividamento do agro preocupa, e a área econômica deve fazer um diagnóstico do quadro para propor “medidas estruturantes”. A análise deve informar qual o valor da dívida que precisa de uma “equalização” da taxa de juros – e, talvez, de uma renegociação do contrato.
Fávaro esteve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na manhã desta terça-feira (30) para “trazer um cenário da agropecuária brasileira”.
O pano de fundo são as variações climáticas extremas, como a seca no Centro-Oeste e na região do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, além das chuvas no sul do país.
“A equipe do ministro Fernando Haddad começa agora então a desenhar cenários para que a gente possa, depois de conversar com o presidente Lula, apresentar então algumas propostas ao setor para que a gente possa antecipadamente evitar uma crise que venha a acontecer com judicialização, com recuperações judiciais, com inadimplência”, disse Fávaro a jornalistas.
(G1)
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado