A MRV&CO lança em Salvador o terceiro condomínio de sua primeira smartcidade no Brasil, o Cidade Sete Sóis Paralela. Denominado Parque Dom Pedro II, o empreendimento será construído em uma área total de pouco mais de 13 mil metros quadrados. Com conceito diferenciado, o complexo, que é sucesso em vendas, apresenta soluções com base em sete pilares de sustentabilidade e inovação pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em sua execução, o Sete Sóis prevê investimentos de R$42,7 milhões em infraestrutura urbana e a geração de mais de 6 mil empregos (diretos e indiretos).
A primeira smarticidade da companhia tem a intenção de ser um hub de convivência, buscando promover uma ocupação sustentável e um legado de urbanização para a cidade. Por isso, além de toda a infraestrutura interna do empreendimento, os futuros moradores do Dom Pedro II e a vizinhança poderão usufruir de uma série de entregas em urbanização e lazer realizadas pela MRV. Fazem parte dessa estrutura, ciclovias, quadras de esportes e pista de skate, praça com playground e academia ao ar livre, horta comunitária e espaços pet.
Além disso, a construção de um novo sistema viário, que interligará o bairro de Mussurunga e a Av. 29 de Março, e a entrega de áreas comerciais com espaço para associação de moradores e iniciativas comerciais, estacionamento, parquinho infantil e paraciclos; promete agregar facilidades para os futuros moradores e frequentadores do local.
O Parque Dom Pedro II terá 300 apartamentos divididos em 5 torres, cada uma com 5 pavimentos com elevador, sendo 4 apartamentos (de 41,40 m² e 2 quartos) por andar e 316 vagas de garagem no total. O condomínio apresenta lazer completo com piscina adulto e infantil, playground, salão de festas, espaço gourmet, churrasqueira, pet place, bicicletário e espaço kids. Preparação para ar-condicionado nos apartamentos e dispositivos economizadores de energia elétrica, medição individualizada de água, wi-fi nas áreas de lazer e circuito interno de tv são outros diferenciais do condomínio.
Urbanização no Sete Sóis
Criado com intuito de reunir as melhores práticas de mercado e trazendo um olhar especial para a sustentabilidade através de ações de redução do impacto ambiental, o complexo fortalecerá a economia da cidade, a geração de renda e fomentará um ambiente de prosperidade e valorização da região de Mussurunga.
A empresa que sempre teve como propósito a diminuição o déficit habitacional, no Brasil e na Bahia, estima que atualmente 1 a cada 170 habitantes urbanos do estado já more em um empreendimento da MRV. E este número tende a aumentar com o Sete Sóis Paralela que contará com mais de 4.500 unidades, divididas em 12 condomínios. O novo complexo, desenvolvido com base em sete pilares que trazem soluções pautadas em sustentabilidade e inovação, tem um espaço equivalente a 10 campos de futebol (74 mil m²) de área verde.
Para Alessandro Silva, diretor comercial da MRV no Nordeste, o Sete Sóis Paralela representa um marco histórico no mercado imobiliário brasileiro por tornar acessível um projeto de alto padrão urbanístico. “Sete Sóis é a concretização do sonho, um projeto acessível a uma ampla gama de pessoas que desejam viver em um ambiente que oferece inteligentes soluções em áreas verdes, lazer, segurança e senso de comunidade”, enfatiza Silva.
Sustentabilidade
E por falar em verde, a primeira smartcidade da companhia irá trazer infraestrutura e qualidade de vida para todas as famílias e para a população local. Áreas de doação urbanizadas serão entregues junto ao complexo com mobiliário e equipamentos. Todo o projeto paisagístico e urbanístico do Sete Sóis Paralela contará com a orientação e parceria do ICLEI, organização internacional comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável, visando oferecer Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
Investimento nas comunidades
Em 2023, a MRV investiu cerca de R$ 8,5 milhões em obras e ações de melhorias de infraestrutura urbana na Bahia. Cidades como Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Vitória da Conquista receberam investimentos aplicados em infraestrutura viária, obras de drenagem e construção e revitalização de praças e parques, refletindo numa melhor mobilidade urbana e maior área verde e paisagística.
De acordo com Ivan Barreto, gestor de Desenvolvimento Imobiliário da MRV na Bahia, as melhorias são executadas, simultaneamente, à construção dos empreendimentos da MRV, para garantir acessibilidade, mobilidade, segurança, lazer, entre outras questões prioritárias ao desenvolvimento das comunidades. “Algumas dessas obras consistiram na abertura e na pavimentação de vias, na revitalização de espaços públicos e na construção de estações de tratamento de água e esgoto, e foram realizadas de forma espontânea ou por meio de parcerias público-privadas, em consonância com as demandas de cada região”, pontua.
Foto: Divulgação