Nesta manhã 08 de janeiro, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) reavivou, em suas redes sociais, a memória do ataque às sedes dos Poderes ocorrido em 08 de janeiro de 2023. O ato inconstitucional, que chocou o Brasil, completa um ano nesta segunda-feira, sendo lembrado por manifestações em defesa do estado democrático de direito por todo o país, inclusive em Salvador.
“Eu me lembro que estava saindo do Barradão com meu filho quando vi as notícias, incrédulo, do que estava acontecendo. Expliquei a ele sobre a gravidade do ataque aos Três Poderes e conversamos sobre o assunto. A democracia venceu, os golpistas foram derrotados, mas não podemos baixar a guarda!”, declarou Vasconcelos.
Na capital baiana, o Grupo Poetas da Praça e Conspiração do Dendê realizou um ato classificado como “poético/político”, que aconteceu no Coreto do Largo Dois de Julho. Já durante a manhã, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi realizado um grande ato contando inclusive com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) E diversas instituições e movimentos sociais. Em Brasília, o presidente Lula esteve no Congresso Nacional em um evento para mais de 500 convidados no Salão Negro.
Augusto ainda ressaltou em sua publicação a importância de dialogar com as novas gerações sobre a ditadura no Brasil, conscientizando para evitar a repetição desse episódio sombrio
“Democracia é a arte da convivência na diversidade e na divergência, respeitando a Constituição. 08 de janeiro, dia de lembrar que golpistas não passarão”, concluiu.
Foto: Divulgação