Em 2023, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) desempenhou um papel crucial na melhoria da infraestrutura e qualidade de vida nos quatro cantos da Bahia. Foram obras nas área de educação, saúde, contenção de encostas, mobilidade, habitação pavimentação e equipamentos urbanos como praças, pontes, espaços de convivência e mercados populares, entre outros.
As obras de educação foram um grande destaque pelo volume e qualidade das escolas de tempo integral que foram entregues aos estudantes baianos. Até este dia 29 foram 28 novas escolas inauguradas com estrutura de excelência incluindo piscinas, restaurantes estudantis, vestiários, quadras poliesportivas, campos de futebol society, bibliotecas, auditórios, laboratórios de ciências e outros.
Quando além dos novos colégios incluímos aqueles que receberam reformas para modernização de sua estrutura este número passa para 83 obras em 67 municípios. Esse conjunto de estruturas vai permitir o avanço da educação integral no estado, aumentando o tempo de permanência dos alunos na escola e trabalhando suas diversas competências através de esportes, atividades culturais e recreativas. Além de infraestrutura para o melhor desenvolvimento do projeto pedagógico, as novas escolas representam também a valorização dos estudantes de colégios públicos da Bahia, como observou o estudante David Manuel.
“A gente sempre vem aprendendo que pobre não pode ter oportunidade, que tem que estudar em escola sucateada e quando entrei na escola eu senti que eu mereço sim, isso aqui me pertence. E assim a gente vai criando esse sentimento de pertencimento! A gente vê que é investimento nosso, do povo e vai vendo que o pobre pode, sim, ter uma educação de qualidade. A escola é o espaço de mostrar que a gente tem potência, a favela não é lugar só de carência. Nós podemos!”, explica o aluno do novo Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, em Sussuarana.
Foto: Divulgação