As principais universidades de Portugal, dentre elas a Universidade de Coimbra, receberam 29 representantes de escolas do ensino secundário do Brasil durante o Brasil High School Counselors Workshop. A finalidade do workshop é atrair alunos das melhores escolas do Brasil para as melhores universidades de Portugal. Localizados em Salvador, o Colégio Anchieta e o Colégio São Paulo estiveram entre as quatro unidades de ensino do Nordeste selecionadas para participar dessa imersão e conhecer as melhores universidades portuguesas. A ação aconteceu entre os meses de novembro e dezembro.
No evento, Joana Avena, supervisora de Internacionalização do Colégio Anchieta e Colégio São Paulo, teve contato com 20 instituições de ensino superior das cidades de Lisboa, Porto, Maia e Coimbra, em palestras, reuniões e visitas. O evento foi realizado pela Times High Education (THE), ranking das melhores universidades do mundo, em parceria com a BMI Global Education. A seleção das escolas teve como base a solidez de seus processos de internacionalização.
“O Colégio Anchieta foi citado, em Coimbra, uma das universidades mais antigas e mais conceituadas no mundo, como uma escola parceira da Universidade pelo trabalho de excelência que realiza. Além de estarmos lá entre as únicas instituições do Nordeste, fomos a única do Nordeste a ser citada como parceira ativa de Coimbra. Esse reconhecimento, para nós, é motivo de muito orgulho”, destaca Joana Avena.
Em Portugal, ela e a comitiva participaram de palestras com o secretário de Estado de Ensino Superior do país, Pedro Nuno Teixeira, e a diretora do Erasmus, programa europeu de intercâmbio e de estudos no exterior, doutora Ana Cristina Perdigão, por exemplo, além de terem sido recebidas pelo reitor e a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e Cristina Albuquerque, respectivamente, entre outras autoridades em educação superior portuguesa.
Foto: divulgação e Universidade de Coimbra