sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

CÚPULA DO MERCOSUL: VEJA ACORDOS QUE DEVEM SER CELEBRADOS NESTA QUINTA E OUTROS QUE AINDA SERÃO DISCUTIDOS

João Paulo - 07/12/2023 09:00 - Atualizado 07/12/2023

O Rio de Janeiro recebe hoje representantes dos países que integram o Mercosul para uma reunião. O bloco, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai foi criado em 1991 e busca garantir a integração entre países da região, implementando parcerias em nível comercial, político e diplomático, além de aumentar os investimentos.

Ao assumir a presidência temporária do bloco, em julho deste ano, o Brasil colocou como uma das prioridades a tentativa de conclusão dos acordos comerciais em negociação, com a realização de novas rodadas de conversas. Ao longo dos últimos meses, o acordo comercial mais mencionado pelo presidente Lula – e por outros líderes em discursos nos fóruns internacionais – foi o negociado com a União Europeia, cujas tratativas ocorrem desde 1999.

O objetivo da diplomacia brasileira era anunciar a conclusão das negociações ainda na cúpula que começa nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, mas um posicionamento recente da França frustrou os planos. As conversas, no entanto, vão prosseguir, dizem diplomatas. Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores já confirmou que, durante a cúpula, será assinado o acordo comercial com Singapura e também será promulgado o Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul – até então, o país integrava o grupo na condição de Estado Associado, assim como Chile, Colômbia e Equador, por exemplo.

Os acordos comerciais

Ao assumir a presidência do Mercosul, o Brasil listou os seguintes acordos comerciais como prioritários para o bloco:

  • União Europeia
  • EFTA
  • Singapura
  • Canadá
  • Vietnã
  • Indonésia
  • União Europeia

 

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.