O governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva não abre mão de ter uma meta fiscal de déficit zero para 2024 e para isso necessita da aprovação de alguns projetos que aumentem sua arrecadação. Ao enviar ao Congresso a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o governo propôs a meta de déficit zero, isto é, manter os gastos no mesmo nível da arrecadação.
Uma ala do governo, porém, chegou a defender uma mudança na meta, permitindo ao governo registrar déficit de 0,50% ou de 0,25%. Prevaleceu, no entanto, o entendimento da equipe econômica. Com isso, a meta não foi alterada. Entre as medidas do governo para aumentar a arrecadação no ano que vem, estão:
Todos esses projetos estão em andamento na câmara e no senado buscando aprovação, o governo precisa correr um pouco pois no final do ano e no começo do ano que muitos governos vão focar nas eleições de 2024, porém o governo tem o apoio sólido do centrão e não deve ter problemas para aprovar alguns desses projetos que vão aumentar a arrecadação.
Foto: Antônio Cruz – Agência Brasil