De acordo com as informações do Relatório de Estabilidade Financeira do BC, referente ao primeiro semestre de 2023, a rentabilidade dos bancos diminuiu 6%. O lucro líquido do sistema nos últimos 12 meses finalizados em junho foi R$ 134,4 bilhões. Entanto, segundo o Banco Central, o sistema bancário segue rentável e com visão positiva nos próximos meses.
“O recuo da rentabilidade refletiu o aumento de despesas com provisões (reserva sobre riscos de crédito), despesas de captação [o quanto é pago pela oferta do crédito] e custos administrativos”, explicou a autarquia.
O ciclo gradual de flexibilização monetária (queda dos juros básicos) também é apropriado, pois reduz as despesas de captação dos bancos, ao mesmo tempo, enquanto o estoque de crédito permanece significativo, com uma proporção ainda relevante de concessões recentes a taxas mais elevadas. Conforme o site correios24h.
“Além disso, o novo ciclo tende a aumentar a demanda por crédito e outros serviços bancários, além de reduzir a pressão sobre a capacidade de pagamento de famílias e empresas”, declarou o BC.
Foto: Divulgação.