segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.0901 Dólar 5.7987

EVENTO DISCUTE CENÁRIO ECONÔMICO E NOVAS FONTES DE RECURSOS PARA AS EMPRESAS

João Paulo - 19/10/2023 11:44

As perspectivas econômicas para 2024 e as novas fontes de recursos para as empresas com crédito via mercado de capitais foram discutidos no encontro empresarial Economia e Crédito: Desafios e oportunidades para as empresas em 2024, realizado na terça-feira (17.10), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA).

Na abertura do evento, o presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a importância das linhas de crédito e financiamento para as empresas, diante de um mercado cada vez mais competitivo. “O crédito vital para as empresas, em especial para as micro e pequenas, que dependem do crédito para ter o seu estoque, para financiar suas vendas e poder manter o seu dia a dia. Essa também é uma oportunidade para que os empresários conheçam alternativas de crédito além do sistema bancário”, destacou, reforçando o apoio que o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) presta para as empresas neste sentido.

O NAC faz parte do projeto do Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae e conta com profissionais especializados para orientar e identificar a linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas. O núcleo apoia os empresários na interlocução com as instituições financeiras parceiras e no acompanhamento do processo. Esse é um dos serviços que fazem parte do projeto do Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae, que está presente em 10 municípios baianos, oferecendo para micro e pequenas empresas. Além do apoio para acesso a crédito e financiamento, os serviços incluem orientações para regularização e licenciamento ambiental, internacionalização e associativismo.

O superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, falou sobre a parceria com a FIEB, que tem como objetivo contribuir para a competitividade das empresas baianas e melhoria do ambiente de negócios. “A gente trabalha com a micro e a pequena empresa, que muitas vezes têm dificuldade. E a FIEB tem sido uma parceira forte no apoio às micro e pequenas empresas. Sabemos que, se elas estiverem preparadas, as grandes empresas, que contam com os serviços das pequenas, também se beneficiam”, pontuou.

Khoury também falou sobre o espaço Sebrae Ecos, vai dar apoio a negócios de impacto socioambiental. O espaço ficará localizado ao lado do Centro Municipal de Inovação Colabore, no Parque da Cidade, em Salvador.

A programação do evento incluiu uma palestra da economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Natalie Victal, que destacou as perspectivas econômicas para 2024. Já o sócio da CVPar Business Capital, Carlos da Costa, apresentou as novas fontes de recursos para as empresas com crédito via mercado de capitais. O encontro empresarial teve patrocínio da corretora Axi, parceria da Previsc Previdência Complementar e apoio dos sindicatos das indústrias de Extração de Óleos Vegetais e Animais e de Produtos de Cacau e Balas no Estado da Bahia (Sincaol) e de Mineração de Calcário, Cal e Gesso no Estado da Bahia (Sindical-BA).

Foto: Darío G. Neto ASN Ba.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.