A Concessionária Bahia Norte, do Grupo Monte Rodovias, adotou no final de julho o novo sistema de pagamento visando melhorar tempo de atendimento e apresentar novas alternativas para o usuário realizar o pagamento da tarifa de pedágio do Sistema BA-093. Porém, desde a adesão, apenas 9,6% do pagamento nas praças de pedágio foi realizado via débito por aproximação.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de transações por NFC (tecnologia por aproximação) chegou a 3,6 bilhões, incremento de 78% no primeiro trimestre demonstrando que a utilização deste meio de pagamento vem crescendo a passos largos.
A segurança no uso do sistema é um dos principais motivos deste crescimento, já que diminui a possibilidade de perda ou roubo de dinheiro em espécie e que também dificulta a clonagem do cartão, por conta da criptografia gerada durante a transação.
Com o uso da tecnologia, os usuários do Sistema BA-093 contam com um atendimento mais ágil, fácil e que também resulta na redução do tempo de espera do motorista, além de evitar longas filas nas praças de pedágios, que dá acesso aos principais polos industriais da Bahia, como o Porto de Aratu, Polo Petroquímico da Bahia e das principais praias turísticas do litoral, a exemplo da Praia do Forte e de Guarajuba.
A Concessionária Bahia Norte, além de oferecer a modalidade de pagamento por cartão de débito nas cabines manuais, disponibiliza também a modalidade de pagamento com uso de tag das operadoras Sem Parar, ConectCar, Veloe e Taggy, que garante ainda maior rapidez e segurança na passagem pelas pistas automáticas.
Foto: Divulgação/Ascom Bahia Norte