Uma das empresas de linhas aéreas responsáveis pelo transporte direto entre Salvador e Europa, a Tap Air Portugal, tem acumulado queixas entre os baianos sobre sua qualidade do serviço. De acordo com o JusBrasil, a empresa está envolvida em 1.452 processos.
O Bahia Econômica vem recebendo diversos contatos de passageiros e denunciando os descasos da operadora com os baianos, que vende as passagens sem especificar qual aeronave será utilizada e apenas um mês antes envia e-mails aos passageiros informando que o voo será operado por empresa de fretamento.
A empresa espanhola de fretamentos e wet-leasing Wamos Air é quem está operando os voos da TAP Air Portugal que saem de Salvador. A rota Fortaleza/Lisboa e Recife/Lisboa são operados pelos moderníssimos A330 neo, mas a maioria dos voos que fazem rota Salvador/Lisboa são operados pelo Airbus A330-200, um modelo de menor porte.
“A minha ida foi na executiva em voo operado pela TAP, conforme contratado. Já no retorno ocorreu que a passagem era da TAP em avião moderno Airbus 330-900Neo, até o check-in constava voo operado pela TAP. Para a nossa surpresa, na hora de entrar no avião ficamos sabendo que seria operado pela WAMOS Air, companhia espanhola de voos fretados, o avião um antigo Airbus 330-300, bastante inferior ao que havíamos comprado”, relatou uma cliente, em um site de análise de qualidade do serviço de empresas.
O diretor do Aeroporto Internacional de Salvador, Julio Ribas, afirmou que a situação ocorre em função de problemas financeiros da companhia. Contudo, ele ressalta que isso é temporário. Nessa quarta (09), a TAP anunciou que Salvador passará a ter voo diário com destino a seis cidades italianas: Roma, Milão, Nápoles, Bolonha, Florença e Veneza via Lisboa.
“A TAP, como a maioria das Cias Aéreas, estão enfrentando dificuldade de entrega de novos aviões. A rota de Salvador tem ótima ocupação. Este arrendamento de aeronaves e tripulação [wet lease] foi a solução para uma alternativa pior, redução do número de voos o que implicaria em aumento do preço do valor das passagens em um cenário de alta demanda e pouca oferta”, disse, ao portal Metro1.
Foto: Divulgação/Tap Air Portugal