O depoimento do ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) foi cancelado. O ministro seria ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta quarta-feira (9).
Segundo informações do Metrópoles, a ordem teria partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). A decisão foi publicada nesta manhã no Diário da Câmara dos Deputados, após Lira ter acatado a questão de ordem do deputado Nilto Tatto (PT-SP) contra o requerimento de convocação do ministro.
No pedido encaminhado em 1º de agosto, Tatto alegou que não há ligação entra a Casa Civil e as invasões do MST e, por isso, a comissão não teria competência para convocar o ministro.
“No caso em tela, não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”, disse Lira em decisão publicada no Diário da Câmara dos Deputados desta quarta-feira (09).
O ex-chefe do executivo estadual baiano seria ouvido pelos deputados e membros da CPI do MST às 14h. A convocação aconteceu após a requisição do deputado federal Ricardo Salles (PL), relator da CPI na ‘Casa Baixa’, que questiona as ações do MST na Bahia durante o mandato de Rui como governador, de 2015 a 2022.
Foto: Adriano Machado/Reuters