Com 35% das obras concluídas, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 35 milhões na construção de uma nova maternidade referência para gestação de alto risco. A nova unidade está sendo implantada no complexo do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), e recebeu a visita da titular da Sesab, Roberta Santana, nesta segunda-feira (31).
A nova unidade será referência para 10 municípios baianos, aumentando de forma significativa o número de leitos ofertados. Atualmente, o HRJ possui 180 leitos, sendo 40 UTIs. Com o incremento de 145 novos leitos, o complexo será um dos maiores da Bahia, com 325 leitos.
Roberta Santana destacou que o investimento visa ampliar ainda mais a assistência na região norte da Bahia.
“Aqui na Unidade de Alta Complexidade do HRJ já estamos acima da meta da oferta de quimioterapia e avançando na radioterapia”, afirmou.
Somente no período de 2010 a 2023 foram investidos mais de R$ 254 milhões no reforço da assistência materno-infantil do Estado, que ganhou o incremento de cinco novas maternidades, dois Centros de Parto Normal, uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além de um hospital materno-infantil.
Aliado a isso, a rede também contou com a ampliação, reforma e modernização de unidades já existentes. Em breve, além da maternidade de Juazeiro, a assistência terá o reforço de uma Casa da Gestante de Feira de Santana, além de reformas das maternidades Tsylla Balbino e Iperba, ambas em Salvador.
Foto: Leonardo Rattes/GOV-BA