Assim como já aconteceu com a antiga Avenida Adhemar de Barros, que mudou de nome para Milton Santos, a Praça Cairu poderá ser rebatizada para Maria Felipa. O prefeito Bruno Reis (UB), revelou que não pensaria duas vezes em aprovar a mudança caso a Câmara de Vereadores de Salvador aprovasse a alteração.
Atualmente, a praça localizada na região do Comércio, homenageia Visconde de Cairu, um colonizador e político baiano, o que é questionado por movimentos sociais da capital baiana.
“Se a Câmara aprovar a mudança de nome da Praça Cairu, a gente sanciona de imediato. Tem sido a lógica da nossa gestão no que abrange ruas, monumentos e praças que temos competência para estabelecer as denominações”, disse Bruno, durante a inauguração do monumento em homenagem à Maria Felipa, heroína da independência do Brasil na Bahia.
O prefeito da capital baiana lembrou as últimas mudanças de nomes ligados ao processo de escravidão e de colonização na Bahia.
“Nós já fizemos isso mudando de Adhemar de Barros para Milton Santos, em Ondina, batizando a Rua Alaíde do Feijão em homenagem a uma figura importante da nossa cidade e com muitos outros locais de Salvador. Portanto, garanto que, se essa mudança for aprovada na Câmara, a prefeitura sanciona”, completou.
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS