O desenvolvimento da região Nordeste foi tema de uma reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (26). O encontro reuniu representantes do governo federal e do Consórcio Nordeste.
Participaram das discussões o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e os governadores do Ceará, Elmano de Freitas, do Maranhão, Carlos Brandão, e de Pernambuco, Raquel Lyra, além de outras autoridades.
Pelo Consórcio Nordeste participaram o secretário-executivo da instituição, Carlos Gabas, os governadores do Ceará, Elmano de Freitas; de Pernambuco, Raquel Lyra; e do Maranhão, Carlos Brandão; além do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; e representantes dos estados da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é através da parceria entre os entes federativos. Alckmim destacou que cada estado tem a sua singularidade e características próprias, mas há muitos temas que são regionais, como a questão ambiental, transição energética, o programa de cisternas e a transposição do Rio São Francisco.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também ressaltou que o Governo Federal não medirá esforços para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro. “Todo mundo sabe que o presidente Lula é apaixonado pelo Nordeste e pelo povo nordestino, então, não tenham dúvidas de que ele já está fazendo e fará o melhor para esta região, sem esquecer das demais, evidentemente”, afirmou. “E um tema bastante recorrente em discussões para levar melhorias à região é a segurança hídrica, na qual duas ações são bastante discutidas, o programa de cisternas, um dos mais importantes do mundo, e a transposição do Rio São Francisco”, destacou.
Foto: Cadu Gomes/VPR