Nesta sexta-feira (21), o prefeito municipal de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, decretou Estado de Emergência por Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika) e de Alerta Epidemiológico Máximo, no município, por conta da quantidade de casos de dengue registrados em 2023. Atualmente, a cidade tem quase mil casos confirmados da doença, que já provocou quatro mortes.
O decreto foi publicado em edição extra do diário oficial do município e anunciado durante uma live, com apresentação de ações de enfrentamento à doença, que foi transmitida no canal da prefeitura.
“No ano de 2019 nós tivemos uma epidemia aqui em Feira de Santana, depois no ano de 2020, já tivemos uma epidemia de Covid-19, e agora nós voltamos a ter casos máximos previstos para esse período do ano. Já estamos com quase mil casos, a previsão era que não chegasse por agora, seria lá para o mês de novembro, mas aconteceu. Portanto, o nosso risco é grande, já tivemos quatro óbitos, pessoas que morreram por dengue hemorrágica, e que nos obrigou a tomar uma decisão de decretar o estado de emergência epidemiológica. Já estamos comunicando ao governo federal para que nós possamos ter capacidade de enfrentar essa situação e evitar novas mortes”, disse o prefeito da cidade.
Foto: Divulgação / Freepik