Após a reunião realizada entre o Sebrae e o governador Jerônimo (PT), já está gerando novas parcerias que vão estimular a inovação e o empreendedorismo na Bahia. Nesta sexta (14), a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) assinou um convênio de parceria entre os órgãos que vão expandir os investimentos do setor no estado.
A ação visa fortalecer o ecossistema baiano de empresas inovadoras, investindo na cultura empreendedora, no engajamento e visibilidade dessas empresas, além de ampliar dos investimentos no interior baiano. Ao todo, foram assinados três convênios, que devem investir mais de R$ 7 milhões para promover a inovação e a geração de novas tecnologias na Bahia.
“O Sebrae tem um trabalho muito grande voltado para os pequenos negócios, a inovação, no estado como um todo e, logicamente, qualquer parceria é significativa para a gente. Quando essa parceria é do Governo do Estado, o resultado é muito maior ainda. Nós temos certeza que é um primeiro passo de um grande trabalho. Eu falei junto com o governador Jerônimo, o secretário André Joazeiro, e eu tenho certeza que isso vai proliferar a fim de que possamos, cada vez mais, estar dando a mão aos pequenos negócios, nosso estado”, destaca Décio Lima, novo presidente nacional do Sebrae.
A parceria também resultará na realização do evento Bahia Tech Experience (BTX), no Parque Tecnológico da Bahia, nos dias 22 e 23 de setembro, que servirá como exibição da cultura startup na Bahia, com os processos de aceleração e incubação.
O convênio tem validade até agosto de 2025 e estima chegar à incubação de 20 a 40 startups em todo o estado, finalizando o ciclo com a entrega das graduadas e prontas para encarar o mercado e obter financiamento.
“Tanto o governo federal quanto o governo do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues e Lula, estão trazendo de volta uma valorização de uma área de ciência, tecnologia e inovação que estava é escanteada há alguns anos. Isso está dando para gente uma oportunidade de retomar essas atividades. É importante dizer que a retomada da valorização da ciência está acontecendo tanto no governo federal como no governo do Estado, e esses projetos vêm nessa linha. Nós já demos, por exemplo, lá e cá, aumento das bolsas dos pesquisadores e agora estamos começando também a fazer investimentos nas empresas inovadoras”, afirma André Joazeiro, secretário titular da SECTI.
Foto: Divulgação/SECTI