Dois baianos estão indicados para compor a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A decisão foi aprovada hoje. Pablo Coutinho Barreto e João Paulo Santos Schoucair passarão a compor o biênio 2023-2025. Natural de Piritiba e formado em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Barreto foi indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para a vaga destinada ao Ministério Público da União.
Ele integra o Ministério Público Federal (MPF) desde 2004, tendo atuado nos estados do Espírito Santo, Sergipe, Bahia e no Distrito Federal. Foi procurador-chefe na Bahia, procurador regional dos Direitos do Cidadão, em Sergipe, e secretário de Perícia, Pesquisa e Análise do MPF. Em 2022, foi promovido por merecimento e recentemente removido à Procuradoria Regional da República da 1ª Região.
Schoucair ingressará no seu segundo mandato no CNJ – foi conduzido pela primeira vez em 2022. Ele, que também se formou em direito pela Ufba, é promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA) desde 2004. O promotor foi indicado por Aras para a vaga direcionada ao Ministério Público estadual. João Paulo Santos chegou a Salvador em 2020, quando assumiu a titularidade do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). Atualmente, é membro auxiliar da Procuradoria Geral da República. Depois da sabatina, os nomes serão colocados em votação no plenário do Senado.
Fotos: Humberto Filho / Cecom MP-BA e Edilson Rodrigues / Agência Senado