Superando as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a rede 5G completa um ano de operação no Brasil nesta quinta-feira (6) com uma rápida expansão no país. A tecnologia supera os 10 milhões de usuários e atende a mais de 150 cidades.
Segundo a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, o 5G atingiu a marca de 10 milhões de usuários 11 meses após o lançamento, enquanto a rede 4G alcançou o mesmo número em 26 meses.
Além disso, as operadoras já instalaram o sinal 5G em todas as capitais, nas cidades com mais de 500 mil habitantes e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes. Os números estão bastante superiores às metas estabelecidas pela Anatel.
O edital da agência reguladora para o leilão 5G obrigava a instalação da tecnologia em todas as capitais até setembro do ano passado com cerca de uma antena para cada 100 mil habitantes. As etapas seguintes são a oferta em todas as cidades acima de 500 mil habitantes até julho de 2025 e em todas as localidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026.
De acordo com o projeto Conecte 5G, o avanço do 5G que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G. As operadoras pedem regras mais claras e licenciamentos mais ágeis para manter a velocidade de expansão da tecnologia.
Foto: James Yarema/Unsplash