A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM está viabilizando a descoberta de uma nova província mineral. Trata-se da Província Metalogenética do Norte do Estado da Bahia, situada no extremo norte do estado, na borda norte do Cráton de São Francisco, e abrangendo os municípios de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso.
Segundo o diretor técnico da empresa, Rafael Avena Neto na província ocorrem diversas áreas com mineralizações de Fosfato; Ferro; Ferro-Titânio-Vanádio; Níquel-Cobre-Cobalto; Ouro; Metais Base e Terras Raras.
Alguns desses minerais são estratégicos, e utilizados em vários processos industriais, inclusive para fabricação das baterias dos carros elétricos. O cobalto e o níquel, por exemplo, são metais super resistentes à corrosão e a altas temperaturas, usados principalmente em ligas especiais e para fazer aço inoxidável, entre outras utilidades.
Os trabalhos estão sendo intensificados, através de um programa de sondagem que está fazendo a seleção de novos alvos. A expectativa é de que a província poderá chegar a cerca de 100 quilômetros de extensão.