domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

GOVERNO DO ESTADO VAI REFORMAR FOYER E SALA PRINCIPAL DO TCA

Tácio Caldas - 08/05/2023 17:01 - Atualizado 08/05/2023

Equipamente está fechado desde o incêndio que atingiu o espaço no início de 2023; reforma compõe projeto de modernização e ampliação do local.

O governo da Bahia anunciou no sábado (6) que fará uma obra de modernização na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). Essa reforma faz parte da terceira etapa do projeto de modernização e ampliação do Complexo do TCA, que já promoveu as requalificações da Concha Acústica e da Sala do Coro. A decisão quanto à reforma foi tomada em reunião na noite do último domingo (7) entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a direção do TCA, além de secretários e representantes de outros órgãos estaduais.

A obra aprovada contempla o Foyer e a Sala Principal de espetáculos, com intervenções acústicas e cenotécnicas, além do centro técnico. De acordo com o secretário Bruno Monteiro a Sala Principal não tem uma reforma desse porte há 30 anos e, além de contemplar essas áreas, a reforma vai entregar um equipamento totalmente novo à população baiana e de Salvador, afinal, o espaço é um dos mais importantes do setor cultural do Brasil e das Américas.

“Tem toda uma readequação que necessita ser feita, que é acústica, que é normativa, que é técnica e que, com certeza, vai devolver à população baiana e à comunidade cultural um equipamento completamente reformado, modernizado e requalificado, que será um grande ganho para a nossa cultura, afinal de contas, o TCA é um dos complexos mais importantes de toda a América. Já era algo que estava em estudo há muitos anos e que agora nós temos a decisão de fazer”, esclareceu Monteiro.

Agora, com a reforma aprovada, existe todo um processo burocrático por trás. Ao que tudo indica, o período que perpasa o processo administrativo para a realização dessa requalificação deve começar nas próximas semanas e não há previsão para a conclusão da etapa. Contudo, é considerado que a execução da obra aconteça apenas no próximo ano, durante o segundo período do mandado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Vale lembrar que a Sala Principal do equipamento está fechada desde o final de janeiro deste ano, quando um incêndio atingiu o telhado da edificação.

 

 

Foto: Divulgação/TCA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.